Informações da TI

Dicas de segurança

O usuário e senha do servidor é único e exclusivo, seu vículo é com praticamente todos os serviços disponibilizados pelo IFSC, como:

  • Acessar qualquer computador do campus que esteja no domínio CEFETSC

  • Acessar o e-mail institucional @ifsc.edu.br

  • Acessar sistema de reservas de salas e laboratórios

  • Acessar a rede sem fio do campus WIFI

Não divulgue ou compartilhe seu usuário/senha

Principais serviços que o IFSC fornece pela internet:

  1. Intranet
    Disponível no endereço: https://intranet.ifsc.edu.br (informativos e mudança de senha)

  2. Webmail
    Disponível no endereço: https://webmail.ifsc.edu.br (acesso aos e-mails on-line)

  3. Sistema de reservas
    Disponível no endereço: https://reservas.chapeco.ifsc.edu.br (reserva de laboratórios e datashows)

  4. Disco Virtual
    Disponível no endereço: https://discovirtual.ifsc.edu.br (nuvem de dados)
  5. DGP
    Disponível no endereço: https://dgp.ifsc.edu.br (sistema de gestão de pessoas do IFSC)

  6. Sistema SIG
    Disponível no endereço: https://sig.ifsc.edu.br (sistema de gestão do IFSC)
  7. Sistema ISAAC
    Disponível no endereço: https://isaac.ifsc.edu.br (sistema de registro acadêmico do IFSC)
  8. Listas de e-mail de discussão
    O campus possui várias listas de discussão por setores, cursos ou ainda departamentos, sendo as três principais:

    1. todos.chapeco@listas.ifsc.edu.br (envia e-mail a todos os servidores do campus)

    2. todos.tae.chapeco@listas.ifsc.edu.br (envia e-mail somente aos administrativos)

    3. todos.docente.chapeco@listas.ifsc.edu.br (envia e-mail somente aos professores)Relação Completa de Lista de Discussões

Principais serviços que o IFSC fornece

Segurança contra vírus

Todos os computadores do campus contam com duas tecnologias de segurança:

  1. Deep-freeze: este software protege o sistema de arquivos dos computadores do campus, exigindo certa atenção dos usuários, pois sua função é a cada vez que os computadores do campus são religados todas as alterações ocorridas na partição C:\ são ignoradas, desde a instalação de um programa como a simples criação de um novo documento.

  2. Antivírus Institucional: Software instalado em todas as máquinas com o objetivo de proteger os usuários contra vírus/malwares em tempo real. Este antivirus tem atualização contratada constante e alto grau de deteccão de vírus.

Pastas de compartilhamento

  1. PUBLICO: compartilhamento de documentos entre os servidores
    (Meu Computador > publico P:\)

  2. HOME: pasta particular do Servidor na rede do Campus
    (Meu Computador > usuario H:\)

  3. DIGITALIZADOS: pasta onde permanecem os documentos digitalizados nas multifuncionais
    (Meu Computador > usuario Z:\)

Estas duas pastas recebem periódicas rotinas de backup

Sistema de Impressão/Cópia/Escaneamento

Há 04 multifuncionais, terceirizadas, no campus:

  1. CH-IMP-ADM => Bloco C 2º Piso Corredor

  2. CH-IMP-EMI => Bloco B Sala Professores Formação Geral Sala B5

  3. CH-IMP-MEC => Bloco D Sala dos Professores da Mecânica Sala D12

  4. CH-IMP-REG => Bloco A Sala do Registro Acadêmico Sala A1

WI-FI – Internet Wireless

Cobertura WIFI em todas as dependências dos campus, para configurá-la acesse: http://dtic.ifsc.edu.br/servicos-de-tic/redesemfio/

Telefonia/Ramais

Todo o servidor do campus tem um usuário e senha de telefonia, o qual pode realizar ligações internas e externas de qualquer ramal ativo.

Para realizar ligações o servidor irá seguir os seguintes passos:

Digitar 61 + Código do usuário + # + Senha do usuário + *

Por exemplo, se seu código de usuário for 50 e sua senha for 88, você deverá digitar a seguinte sequência para chamar linha a fim de realizar uma ligação:

61 50 # 88 *

Após ouvir o tom de linha poderá digitar os números de destino normalmente.

Lembrando a todos que ligações DDD devem utilizar a operadora 21.

Para ligação entre os setores do campus, basta digitar simplesmente o ramal ao qual deseja falar. Ramais do Campus.

O Campus Chapecó conta também com um plano telefônico de DDR (Discagem direta a ramal), ou seja, todos os ramais listados acima também são números telefônicos válidos, partindo do número (49) 3313-1240 ao (49) 3313-1265.

Telefonia VoIP

Desde 2013 o campus Chapecó foi pioneiro na instalação do fone@RNP, tecnologia que permite a transmissão de chamadas telefônicas pela utilizando a banda da internet (Tecnologia conhecida por VoIP: Voice over Internet Protocol). Como funciona esta tecnologia no campus:

  1. Primeira fase
    O usuário realiza a solicitação de linha no ramal utilizando seu “código” individual
  2. Segunda fase
    Um sistema chamado Asterisk verifica se esta ligação será realizada para algum município que também possua VoIP.
    Caso positivo é verificado se nossa banda de Internet esta com “espaço” suficiente para realização desta chamada telefônica sem perda de qualidade.
  3. Se a segunda fase for positiva
    A ligação é realizada por VoIP de forma transparente ao usuário que esta realizando a mesma (estes dois passos anteriores demoram no máximo 04 seg.)
  4. Senão
    A ligação é realizada pela operadora telefônica no método tradicional.

Lembramos que nem todos os campus do IFSC possuem o VoIP, ou seja somente campus como Florianópolis, Joinville, São José, São Miguel d’Oeste, Araranguá e ambos de Jaraguá do Sul possuem esta tecnologia.

Outras capitais também recebem nossas ligações por VoIP (quando a segunda fase for contemplada), como Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Brasilia entre outras.
A lista completa de cidades contempladas estão neste endereço: http://portal.rnp.br/web/servicos/instituicoes-conectadas3

Para garantir que sua ligação será por VoIP, dê preferência para horários com menor pico de uso da nossa internet: entre 7h30 e 8h15, 11h50 e 13h10 e também entre 17h50 e 18h30.

Suporte Técnico

A TI do Campus Chapecó conta hoje com uma equipe de suporte técnico CSI – Centro de Suporte a Informática, responsável por acelerar o processo de atendimento a incidentes de informática, para tanto é necessário que os servidores abram suas ordens de serviço enviando um e-mail para suporte.chapeco@ifsc.edu.br, caso seja impossível enviar e-mail, ligue para o Ramal 1248.

É importante que o usuário ao abrir uma chamada pelo suporte.chapeco@ifsc.edu.br, envie a mensagem utilizando seu e-mail institucional (@ifsc.edu.br), bem como informe o nome fixado na frente do computador com problema, caso o problema esteja em algum computador.